Em parceria com a Frente Cultura RJ, o Meu Rio colocou no ar a mobilização #CulturaRJPedeSocorro, uma campanha pelos direitos dos profissionais da cultura, que foram afetados severamente pela crise de Covid-19 e a necessidade de isolamento social. As atividades culturais, por terem como base a aglomeração, foram as primeiras a parar e serão as últimas a voltar, aprofundando um cenário de crise que esses trabalhadoras já enfrentam há uns anos.

Pressionamos o então governador do Rio para que fossem implementados projetos de leis que já tinham sido aprovados, e que previam o pagamento do auxílio emergencial e de subsídio mensal aos profissionais da cultura. Com as milhares de pressões, conseguimos abrir um importante canal de diálogo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que possibilitou significativas conquistas de algumas demandas desses profissionais. Não conseguimos a implementação das leis, mas a boa notícia é que os trabalhadores da cultura serão beneficiados pela lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), aprovada a nível nacional, que garante que eles recebam recursos do Fundo Nacional de Cultura, destinados a editais e ao auxílio emergencial.

Daqui seguiremos de olho em novas possibilidades de mobilizações como essa, para garantir mudanças que beneficiem ainda mais esses profissionais e a população da nossa cidade. Se você quiser ficar por dentro de tudo o que está rolando de mobilização no Rio, é só clicar no botão ao lado para receber alertas nossos via WhatsApp! =)
Para receber alertas de mobilizações na cidade, clique no botão abaixo!










No Brasil, a economia da cultura é responsável por aproximadamente 2,5% do PIB. (Fonte)




Durante a pandemia, no setor da arte, cultura e esporte é estimada uma queda de no mínimo 46% na arrecadação. (Fonte)




Através das manifestações culturais, nos reconhecemos coletivamente e no outro, abrindo possibilidades para nos tornarmos mais humanos e solidários.




Renda mínima emergencial a empreendedores da economia solidária e da cultura, do Estado do Rio, registrados no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários e Comércio Justo (CADSOL) e na Secretaria Estadual de Cultura.

Renda mínima emergencial a microempreendedores individuais, trabalhadores autônomos e trabalhadores informais do Rio de Janeiro.


Ação de fomento financeiro emergencial, por até 6 meses aos pontos de cultura cadastrados na Rede Estadual de Pontos de Cultura, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

Destinação de recursos as pessoas pertencente às categorias profissionais, desempregados e famílias de baixa renda, como catadores de materiais recicláveis, produtores da economia solidária, empreendedores sociais, profissionais do turismo e cultura do Rio de Janeiro.






A Frente Cultura RJ é um espaço de união de diversas representações culturais do estado do Rio de Janeiro que se juntaram com o objetivo de pressionar e colaborar com a construção de uma política pública cultural.




Com apoio do